QUEM SOU - Antepassados engenheiros
  • Capitão de Engenheiros Rufino José Felizardo e Costa (1784-1824)

Diretor da Fábrica de Ferro de Ipanema e autor da primeira planta topográfica da Cidade de São Paulo (1810)

 

  • Augusto Carlos da Silva Telles (1851-1923)

Meu avô, ilustre engenheiro da fase heróica da engenharia nacional, formado em 1877, na Terceira turma da Escola Politécnica do Rio de Janeiro, espírito aberto e quase enciclopédico, autor de inúmeros e interessantíssimos Projetos e professor fundador da Escola Politécnica de São Paulo.

 

  • Francisco T. da Silva Telles (1886-1974)

Meu tio, engenheiro pioneiro e inovador em seus muitos Projetos e obras, um dos iniciadores do concreto armado entre nós e talvez o campeão de perfuração de túneis no Brasil, personalidade fascinante como homem e engenheiro.

 

  • Maurício Augusto da Silva Telles (1889 – 1974)

Meu tio, que exerceu por longos anos a profissão na antiga Prefeitura do Distrito Federal, deixando a fama, até hoje lembrada, de dedicação, competência e responsabilidade.

 

  • Pe. Pedro Belisário Velloso Rebello S.J. ( 1902 – 1993)

Meu tio, formou-se engenheiro civil na Escola Nacional de Engenharia da UFRJ em 1922. Exerceu a profissão durante 10 anos trabalhando na construção do Arsenal de Marinha da Ilha das Cobras no Rio de Janeiro, que foi a maior obra realizada no país nas décadas de 20 e 30. Tornou-se padre jesuíta aos 32 anos. Ainda hoje é reconhecido pelo extenso trabalho social realizado no Morro Santa Marta em Botafogo – RJ.

Engenharia no Brasil - Pedro Carlos da Silva Telles