OBRAS - História

História da Engenharia no Brasil – Séculos XVI à XIX (1984, 1994) - Editora Clube da Engenharia

Esta obra resgata a memória da engenharia em nosso País e conta a história daqueles que a fizeram e de suas obras. Este primeiro volume remete aos primórdios dessa história, desde os tempos dos oficiais – engenheiros do Brasil colônia. Este período constitui a época mais importante para essa história porque foi quando a engenharia sistematizou-se em bases científicas, iniciou-se propriamente seu ensino, consolidou-se sua importância, e maior foi seu impacto em termos sociais e econômicos.

História da Engenharia no Brasil – Século XX (1993) - Editora Clube da Engenharia

Segundo volume da anterior, esta obra aborda parte de nossa história recente, a primeira metade do Séc. XX. A trajetória da engenharia brasileira que proporcionou o desenvolvimento do País e foi responsável por feitos notáveis em tantos setores tecnológicos como pela geração de nosso parque industrial.

História da Construção Naval no Brasil – 2001 - Editora Femar

A indústria da construção naval no Brasil é muito antiga, vinda dos remotos tempos coloniais. Nestes cinco séculos de existência teve períodos de grande desenvolvimento e prosperidade e períodos de decadência e estagnação. Por isso sua história é particularmente interessante. Este livro é a reunião de 10 artigos publicados pela Revista Marítima Brasileira.

A Construção Naval no Brasil (2004) - Editora Fundação Cultural Monitor Mercantil

A nação brasileira começou a ser formada a partir das grandes navegações portuguesas do séc. XV. Em navios chegaram também negros e imigrantes, unindo vidas que forjaram a cultura do Brasil. Este livro mostra um panorama da construção naval, pela apresentação de 54 navios emblemáticos, começando pelo famoso galeão “Padre Eterno”, de 1666, dito em sua época como sendo o maior navio em todo o mundo.

Escola Politécnica da UFRJ – A mais antiga das Américas, 1792: das origens à atualidade (2010) - Editora Synergia

Em 2010 a Escola politécnica da UFRJ completou 218 anos de existência. Ao longo desses anos a Escola passou por transformações, mas contribuiu sempre, e decisivamente, para o progresso e desenvolvimento do Brasil, tendo formado até agora cerca de 30 mil engenheiros. A isso tudo soma-se o pioneirismo de ter sido a primeira Escola de engenharia deste lado do Atlântico.

História da Engenharia Ferroviária no Brasil (2011) - Editora Notícia & Cia

Este livro acompanha a construção e desenvolvimento das ferrovias brasileiras até os dias de hoje .As ferrovias foram um grande agente transformador ligando o Brasil de norte a sul, Até a primeira metade do séc XX, eram as grandes obras de engenharia de um país que, como bem destaca o autor,  passou direto do lombo de burro para o trem de ferro.

A Engenharia e os Engenheiros na sociedade brasileira (2015) - Editora LTC

Compêndio ímpar sobre a Engenharia e o papel dos profissionais do setor. O tema é abordado sob o prisma da larga influência da engenharia e de seus representantes em todos os aspectos da vida humana – do passado ao cotidiano. O papel social da profissão, fatos e nomes marcantes da história da engenharia são abordados nesta obra, além de curiosidades do setor.

Também publicou um livro em parceria com sua querida esposa, Vera Alves de Lima da Silva Telles chamado “Nossas Histórias”(2014).

1 / 1

Please reload